Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
16/08/2019 às 09:02
Fundão pede policiais e infraestrutura em segurança

O município de Fundão registrou um aumento de 18% dos roubos em geral e crescimento de 63% dos furtos e roubos de veículos de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período no ano passado. Diante dessa situação, os moradores cobraram mais policiamento e investimentos em infraestrutura e educação durante a audiência pública realizada pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.

 

O evento realizado na Câmara de Vereadores reuniu o presidente do Colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL); o deputado Capitão Assumção (PSL), membro efetivo; o prefeito do município, Joilson Rocha Nunes; e o presidente da Câmara, Eleazar Ferreira Lopes. Também estiveram presentes outras autoridades municipais e representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

Coube ao major Bissoli apresentar os dados dos crimes contra o patrimônio na cidade. De janeiro a julho deste ano ocorreram 71 roubos no geral (contra 60 do mesmo período do ano passado), 31 furtos e roubos de veículos (contra 19 do mesmo período do ano passado) e 95 furtos (contra 76 do mesmo período do ano passado). “Embora tenhamos números ruins, estamos trabalhando e já recuperamos neste ano 31 veículos que foram furtados ou roubados”, afirmou o major, que faz parte do 5º Batalhão da Polícia Militar (Aracruz), responsável pelo patrulhamento de Fundão.

 

Efetivo

Para Bahiense, a carência de efetivo na polícias Civil e Militar é de 3 mil homens e mulheres. Essa situação, na opinião do deputado, interfere no patrulhamento de Fundão, que possui áreas populosas, como a sede e a Praia Grande, que têm distância de 30 km de uma a outra. “A Comissão de Segurança já fez indicação ao governo do Estado para aproveitamento dos excedentes aprovados nos concursos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Isso já seria de grande valia para o Estado inteiro”, afirmou o presidente do Colegiado.

 

Subnotificação de casos

O presidente da Associação dos Moradores da Enseada das Garças, Marcos Daniel, disse que lamenta a subnotificação dos casos de roubos e furtos na cidade. Segundo ele, o registro das ocorrências poderia ajudar as polícias a serem mais eficientes no combate ao crime na cidade. Já a pedagoga Maria José Fidelis, que mora em Praia Grande, sugeriu medidas para aumentar a segurança no balneário: “no trajeto da minha casa, que fica na rodovia ES-010, há lotes particulares com mato alto e calçadas com mato ou quebradas, o que deixa a pessoa mais vulnerável para ser assaltada, porque pode andar no asfalto. Gostaria de pedir que a prefeitura notificasse os donos de lotes e que também visse possibilidade de melhorar as calçadas. Os crimes também acontecem em ruas escuras. Será que também não daria para melhorar a iluminação?”, questionou a pedagoga.

 

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fundão, Marcos Palaoro, defendeu investimentos na educação como medida de combate eficiente ao crime na região. Houve ainda cobrança por parte dos moradores para a criação de unidades específicas das polícias para atenderem exclusivamente Fundão.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Eleazar Ferreira Lopes, contou que um supermercado da região já foi assaltado quatro vezes em um curto espaço de tempo. “O empresário até relatou que tinha se arrependido de investir na cidade”, lamentou, temendo que outros investidores possam ter essa postura quanto à cidade.

 

O prefeito do município, Joilson Rocha Nunes, explicou que Fundão sofre interferência da Serra. “Praia Grande faz divisa com Nova Almeida. Peço empenho para o patrulhamento, sei que são eficientes, mas faço esse clamor por justamente a cidade ter uma logística totalmente diferente dos demais municípios vizinhos”.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!