Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
07/06/2019 às 10:25
Aracruz tem mudas de árvores nativas para doação

Com capacidade para abrigar cerca de 70 mil mudas, o viveiro público de Aracruz tem cultivadas em seus quase 500 m² mais de 80 espécies de árvores nativas, incluindo ipês amarelo e rosa e a rara paraju, que são destinadas para doação e projetos de reflorestamento.

 

A variedade, no entanto, já foi menor. Até o início de 2017, a área destinada ao plantio e cultivo era pouco extensa e estava deteriorada. A prefeitura promoveu uma ampliação e reestruturação no local, permitindo a produção de mudas de maior qualidade.

 

Devido à expansão dos canteiros do viveiro público, foi possível aprimorar técnicas e também a diversidade de plantas. “Tínhamos até 30 espécies diferentes. De 2017 para cá, passamos a ter 84”, observou o engenheiro agrônomo Alessandro Moreira. O número de doações de mudas também aumentou. Em 2017 foram doadas cerca de 14 mil. No ano passado, o número subiu para 28 mil. “O que contribuiu para esse aumento na doação de mudas foi, sem dúvida, a diversidade de espécies, que faz com que as pessoas procurem mais árvores específicas em relação ao seu clímax e solo”, ponderou Moreira.

 

Após a ampliação, o viveiro de Aracruz se tornou um local ideal para aprimorar e desenvolver técnicas sustentáveis e inovadoras. O melhoramento genético das mudas que brotam nos canteiros do local é uma delas, sendo inclusive um dos fatores que possibilitaram o aumento da diversidade das plantas. Esse upgrade genético só é possível graças ao esforço da equipe técnica da secretaria municipal de Agricultura, que passou a coletar sementes em florestas bastante preservadas, caso do Parque Natural Municipal do Aricanga.

 

“Fomos buscar sementes em lugares que já estão aclimatados, que é onde encontramos a planta mãe. Devido ao seu nível de resistência a várias pragas e doenças, seja do clima ou do ambiente, essa árvore matriz consegue passar para a semente um material genético mais forte. Essa semente, com certeza, vai se desenvolver melhor em relação a sementes colhidas no meio urbano, fazendo com que nossas mudas tenham melhor vigor, por terem esse material de resistência”, explicou Moreira.

 

O viveiro público de Aracruz está localizado no bairro Planalto. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para solicitar números maiores de mudas é preciso entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Agrícola, no telefone 3270-7063.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!