Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
07/06/2019 às 10:02
Plano de Recursos Hídricos para oito rios no Espírito Santo

Rios de oito municípios – Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Serra, Fundão, Santa Teresa, Santa Leopoldina e Linhares – estão incluídos no Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Litoral Centro Norte do Espírito Santo e nos manuais operativos dos documentos existentes, que está sendo elaborado por 18 bolsistas da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

 

A região é formada pelos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe, que banham oito municípios: Aracruz e Fundão e parte de Serra, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Santa Leopoldina e Santa Teresa. O trabalho deve durar cerca de um ano e meio e vai diagnosticar a situação atual e futura dos recursos hídricos da região, além das ações que precisarão ser feitas para melhorar as condições das águas.

 

O foco dos estudos são os rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos, Jacaraípe e seus respectivos afluentes. Parte dos pesquisadores ajudam a elaborar um manual para apoiar a execução das ações dos nove planos de recursos hídricos. Os bolsistas foram selecionados por meio de dois editais, lançados em janeiro.

 

Os projetos são executados pela Agerh em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação no Espírito Santo (Fapes), secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Estadual de Meio Ambiente e secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Os manuais operativos serão financiados pelo Fundágua. O Plano de Recursos Hídricos do Litoral Centro Norte será elaborado com recursos do Estaleiro Jurong Aracruz, como parte de uma condicionante ambiental prevista no licenciamento do empreendimento, instalado em Barra do Riacho. 

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!