Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
07/06/2019 às 09:07
Assinada carta de intenção para a instalação de refinaria em Aracruz

A logística privilegiada do município de Aracruz o credenciou a receber a primeira refinaria de petróleo do Espírito Santo. A carta de intenção para a instalação do empreendimento da Noxis Energy em Barra do Riacho foi assinada na quarta-feira 05, na Câmara de Vereadores, pelo CEO da empresa, Luiz Armando Vasconcellos, o prefeito Jones Cavaglieri, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi, e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende.

 

A unidade de refino deverá gerar mil empregos diretos durante os três primeiros anos de obras e 120 diretos, além de outros 500 indiretos, após entrar em operação.

 

Vasconcellos explicou que o projeto é uma espécie de minirrefinaria, com capacidade para processar 25 mil barris de petróleo por dia, incluindo diesel S10, gasolina e óleo bunker (combustível marítimo), mas que, conforme as perspectivas e o cenário econômico, pode ser ampliada em um segundo momento. 

 

De acordo com o CCO da Noxis Energy, Gabriel Debellian, o projeto teve início frente à necessidade da adaptação dos combustíveis marítimos a novas normas ambientais que irão vigorar a partir de 2020. “De forma pioneira, desenvolvemos um conceito que é a refinaria ligada ao terminal marítimo para o fornecimento regional de combustível”, frisou.

 

Debellian destacou ainda que o início da implantação da refinaria em Aracruz dependerá de como irão avançar questões ambientais e regulatórias. “A área que o município nos indicou para estudar a instalação do nosso projeto é excelente. Vamos iniciar os estudos imediatamente, sobretudo as questões ambientais”.

 

A linha do tempo da primeira refinaria do Estado começa com projetos de engenharia, obtenção da Licença Prévia (LP), estabelecimento de contratos, além da conquista da Licença de Instalação (LI).

 

A partir do início da construção, ainda sem prazo, serão 30 meses para a conclusão dos serviços. Depois se espera que no intervalo de dois anos o empreendimento obtenha a Licença de Operação (LO) e conclua sua complementação mecânica. O início da operação comercial deve ocorrer somente no quarto ano.

 

Empresa de capital privado sediada no Rio de Janeiro, a Noxis Energy pretende investir mais de US$ 1 bilhão para construir quatro refinarias no país nos próximos anos. Além de Aracruz, os munícipios de Bacabeira (Maranhão), Barra dos Coqueiros (Sergipe) e Santana (Amapá) podem ser o destino dos empreendimentos.

 

Cada uma das plantas – projetadas com tecnologia de ponta – terá capacidade para processar 25 mil barris/dia, incluindo óleo bunker (50% do volume total), diesel S10 (40%) e gasolina (10%).

 

O que será produzido em Aracruz

Bunker - O combustível tipo bunker tem duas categorias: destilado e residual. O combustível residual é adequado para grandes navios, enquanto o destilado é adequado para embarcações menores e menos potentes. A Noxis Energy produzirá combustível residual em acordo com o regulamento compulsório da IMO para 2020, respeitando o teor máximo permitido de enxofre (0,5%m).

 

Diesel - O óleo diesel é o combustível mais comercializado no mercado brasileiro, devido à sua aplicação, principalmente nos setores rodoviário e ferroviário, direcionado ao transporte de cargas e passageiros.

 

Gasolina - A gasolina é produzida através do processo de refino de petróleo, como destilação, hidrotratamento e reforma catalítica. Geralmente é aplicado como combustível em veículos leves.

 

A Noxis Energy

Noxis Energy Participações S/A é uma empresa de capital privado que iniciou suas atividades no ano de 2018. Fundada por profissionais com sólidos conhecimentos e experiência na gestão de refino, trading, logística e engenharia, a companhia é sustentada por parcerias estratégicas no Brasil e no exterior.

 

Opiniões

“É motivo de alegria não só para Aracruz, como também para o Espírito Santo a proposta de implantação desta refinaria pela Noxis Energy. Esperamos que, em conjunto, possamos tornar realidade o empreendimento”.

Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz

 

“O Espírito Santo recebe a empresa Noxis Energy de braços abertos. Refinarias de médio porte funcionam muito bem no exterior, atendendo aos mercados regionais ou mercados de nicho. E o modelo que a empresa decidiu implantar em Aracruz certamente atenderá muito bem a nossa demanda interna, além de poder compartilhar parte da produção com Bahia e Minas Gerais. Com produção próxima do mercado, temos condições de manter a competitividade e contribuir para o desenvolvimento regional. Com esse projeto, vamos agregar ainda mais valor à nossa cadeia de óleo e gás”.

Heber Resende, secretário de Estado de Desenvolvimento

 

“Acredito que o interesse de empreendimentos desta natureza no município de Aracruz irá contribuir para o desenvolvimento da região e poderá ser estratégico para a questão logística e para o crescimento do nosso Estado, sempre estando atendo às questões sociais junto aos novos empreendimentos. Aracruz já possui terminais portuários com capacidade de atrair este tipo de empreendimento e o Porto da Imetame poderá no futuro ser mais uma opção na região”.

Etore Sevatici Cavallieri, diretor-presidente da Imetame Metalmecânica

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!