Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
14/09/2018 às 09:12
Prefeitura instala placas erradas em ruas de Santa Cruz

Bairro e não distrito. A secretaria de Transportes e Serviços Urbanos de Aracruz ainda não corrigiu o erro em todas as placas de sinalização de ruas recentemente instaladas no distrito de Santa Cruz, o mais antigo do município, constando nelas a denominação bairro.

 

A Prefeitura de Aracruz instalou placas de denominação de ruas no município visando a correta identificação das vias, mas isso não foi cumprido em Santa Cruz. Foram adquiridas mil peças de PVC e 500 placas de suporte que foram instaladas nos distritos de Guaraná e Jacupemba e nas localidades de Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Praia dos Padres, Mar Azul, Praia do Sauê, Putiri e Santa Cruz.

 

Segundo a justificativa da secretaria na época, este trabalho beneficia diretamente a vida das pessoas, alegando que quando a rua tem nomenclatura isso facilita a localização, a entrega de materiais, a locomoção dos moradores e circulação de visitantes na cidade. Mas errou em Santa Cruz, contrariando o que se ensina nas escolas da rede municipal e nos livros de histórias sobre o município de Aracruz.

 

Em Barra do Riacho as placas estão corretas com a grafia bairro, pois a Lei nº 3.240, de 22/10/2009, sancionada pelo então prefeito Ademar Devens, tirou da localidade a condição de distrito, com o objetivo de evitar a emancipação política junto com Santa Cruz, dando ao novo município o nome de Santa Cruz da Fonte.

 

Uma decisão da Câmara dos Deputados, em 2013, de modificar a legislação e devolver aos estados o direito de criar novos municípios pode mudar o mapa do Espírito Santo. Na Assembleia Legislativa existem 12 pedidos de emancipação de bairros e distritos no Estado. Desses, pelo menos três se enquadram no critério populacional de ter, no mínimo, 12 mil habitantes, segundo dados do IBGE: Guriri (São Mateus), Campo Grande (Cariacica) e Santa Cruz (Aracruz).

 

Barra do Riacho passou a ser bairro do distrito da sede de Aracruz, e Vila do Riacho forma o distrito de Riacho. Guaraná é distrito, com o bairro Recanto Feliz, assim como Jacupemba, com os bairros São José e Nova Colatina. O distrito de Santa Cruz conta com os bairros Barra do Sahy, Coqueiral, Mar Azul, Pontal do Piraquê-açu (antigo bairro Balsa), Santa Rosa, Itaparica, Mar Azul, Praia dos Padres, Praia Formosa, Putiri, São Francisco e Sauê.

 

O outro lado

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz, em nota, informou que de acordo com o item V da Lei Nº 3.240, de 22/10/2009, que dispõe sobre a denominação e delimitação dos bairros no município de Aracruz, entende-se como Distrito de Santa Cruz o conjunto de localidades: Barra do Sahy, Coqueiral, Itaparica, Mar Azul, Pontal do Piraquê-Açu, Praia dos Padres, Praia Formosa, Putiri, Santa Rosa, São Francisco, Sauê e Santa Cruz. Portanto, conforme indica a placa, Santa Cruz é classificado como bairro.

 

Lei 3.240/2009

Art. 1º - Ficam especificados os limites dos bairros no município de Aracruz, especificados por “DISTRITOS” conforme denominações, respectivos memoriais descritivos e mapas que integram esta Lei.

 

I. DISTRITO DA SEDE

II. DISTRITO DE GUARANÁ

III. DISTRITO DE JACUPEMBA

IV. DISTRITO DE RIACHO

V. DISTRITO DE SANTA CRUZ

 

N. R.: Pela lei, fica claro que Santa Cruz é distrito formado pelos bairros citados na resposta da prefeitura. Se fosse como a administração entende, Jacupemba, Guaraná e Vila do Riacho também seriam bairros dos próprios distritos? A sede tem seus bairros, entre eles a distante Barra do Riacho, e Santa Cruz, Guaraná, Vila do Riacho e Jacupemba, também distritos, têm os seus bairros. Então vamos chamar Santa Cruz de bairro do distrito de Santa Cruz? A polêmica está aberta e a FOLHA DO LITORAL pede a opinião de moradores, professores e historiadores. E, por enquanto, continuará informando que Santa Cruz é distrito, e não bairro! Informações para folhadolitoral@gmail.com

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!