Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
24/11/2017 às 08:26
Caminho da Sabedoria completa 30 anos

Vinte e dois peregrinos, sob a orientação do Irmão Henrique Peregrino da Trindade (Igreja da Trindade em Salvador – BA), maior especialista em caminhadas espirituais no Brasil, iniciaram na terça-feira 21 uma caminhada em comemoração aos 30 anos do projeto “Caminho da Sabedoria”, em Ibiraçu.

 

Dois dias de orações no Mosteiro Zen Morro da Vargem antecederam o início da peregrinação, que termina com uma missa no domingo 26 no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Peregrinos de todo o Brasil participam da caminhada, divididos em dois grupos fazendo percurso contrário. A peregrinação entrou no calendário da Diocese de Salvador (BA). O trajeto passa pelas localidades de Guatemala, Pendanga, Piabas, São Pedro, Lampê, São Benedito, Santo Antônio, Palmeiras e Seminário Diocesano.

 

Iniciado pelo monge Zen Daiju em 1987, o Caminho da Sabedoria é um diálogo entre o budismo e o cristianismo, através de um caminho de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica no município de Ibiraçu. “É um percurso para ser vivido com espiritualidade, em busca da real sabedoria presente em todas as tradições”, destaca o Monge Daiju Bitti.

 

Para celebrar os 30 anos de tantas e diversas peregrinações, o Mosteiro Zen Morro da Vargem e a Comunidade Cristã Ecumênica da Trindade oferecem uma semana de convivência monástica cristã-budista, como continuidade dos retiros peregrinos já animados com parceria em 2013, 2014 e 2016.

 

Durante uma semana, uma pequena fraternidade inter-religiosa, constituída de monges budistas e cristãos, junto com os inscritos participantes, que podem ser qualquer religião ou mesmo sem ela, partilham o Caminho da Sabedoria, iniciando por um período eremítico na Estação Cultural do Mosteiro Zen.

 

Quem é

Irmão Henrique, monge peregrino da Igreja Católica, vive a vocação peregrina desde 1989. No ano de 2000 suscitou uma Comunidade de Peregrinos e Peregrinas em Salvador, na Bahia. Encontraram pouso numa igreja abandonada cedida pela Arquidiocese, onde acolhem os peregrinos da vida, trecheiros ou moradores de rua. Animam todo ano diversos Retiros Peregrinos no Brasil, inclusive pelo Caminho da Sabedoria em 2013 e 2014. Grande incentivador do ecumenismo e frequentador dos retiros espirituais do Mosteiro Zen, Irmão Henrique coordena esta caminhada direcionada aos monges e freiras da igreja católica e aos monges budistas de Ibiraçu, como aos interessados em geral.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!