Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/10/2017 às 08:23
Portocel bate recorde mundial em movimentação de celulose

O Portocel, terminal especializado na movimentação de produtos florestais e que é operado em sociedade pela Fibria (51%) e Cenibra (49%), alcançou na segunda-feira 2 uma marca inédita no mundo: 100 milhões de toneladas de celulose embarcadas ao longo de sua história, sendo o primeiro porto do planeta a alcançar esse feito. O marco foi atingido com o embarque de 30.730 toneladas no navio Saga Explorer, cujo destino é o porto de Changshu, na China.

 

Localizado em Barra do Riacho, Aracruz, o Portocel é considerado um dos portos mais eficientes e produtivos do mundo na movimentação de celulose, respondendo por 60% das exportações do produto no Brasil. O terminal tem produtividade média de 24 mil t/dia de celulose por navio, estando bem à frente do desempenho de portos dos Estados Unidos e Holanda, que estão entre os melhores do mundo e movimentam não mais do que 18 mil t/dia de celulose.

 

Patrícia Dutra Lascosque, diretora-superintendente do Portocel, atribui o bom desempenho operacional a um conjunto de fatores, entre eles a cultura de alto desempenho da empresa e a prática de crenças de gestão como senso de dono, excelência, pragmatismo e aliança. Patrícia explica que a marca de 100 milhões de toneladas equivale à soma da movimentação do porto desde o início de sua operação, em 1978.

 

Referência mundial em produtividade e competividade, o Portocel é um dos únicos terminais do Brasil integrado a diferentes modais de transporte – rodoviário, ferroviário, tuboviário (dutos), marítimo de longo curso e cabotagem. Está preparado para movimentar, com a mesma eficiência, outras cargas compatíveis com a celulose. Com equipamentos e instalações apropriados para a movimentação de carga geral, atualmente o terminal tem capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas por ano. Há 30 anos, a capacidade era de 600 mil toneladas por ano.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!