Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/10/2017 às 08:15
Solene lembra 50 anos do Hospital São Camilo

Fundado em 1967, o Hospital e Maternidade São Camilo, em Aracruz, é considerado atualmente referência em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista da excelência nos serviços foi destacada durante sessão solene da Assembleia Legislativa na noite de segunda-feira 2, proposta pelo presidente Erick Musso, em homenagem aos 50 anos da unidade, construída inicialmente para ajudar no enfrentamento de um surto de tifo na cidade.

 

Conforme o presidente do Conselho Curador da instituição, Evilasio Oliveira Costa, o São Camilo, hospital filantrópico, realiza mensalmente mais de 15 mil atendimentos, cerca de 400 cirurgias e mais de 150 partos. A equipe é formada por 300 funcionários, entre médicos de várias especialidades, enfermeiros e outros colaboradores que atuam em diversos departamentos.Ele destacou que recurso liberado pelo Governo do Estado no valor de R$ 500 mil possibilitou melhorias recentes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que tem possibilitado salvar mais vidas.

 

Ao enaltecer a importância do legado de médicos e enfermeiros do passado e do presente do São Camilo, bem como dos pioneiros que se empenharam em campanhas de levantamento de fundos em prol da construção da instituição, o presidente da Casa, Erick Musso, afirmou que a história da unidade é a prova de que cuidar de doentes é missão para pessoas especiais que se preocupam em salvar vidas e promover o bem-estar.

 

Musso enfatizou que o São Camilo é exemplo de humanização no atendimento médico e se tornou referência no Espírito Santo por causa do empenho e da dedicação de seus funcionários. “Tenho a sorte de promover essa sessão solene na condição de presidente da Casa celebrando os 50 anos desse grandioso empreendimento hospitalar para a população de Aracruz e de toda a região Norte do Estado”, destacou.

 

O presidente da Associação Vidas (entidade que auxilia o São Camilo em várias ações), Luís Soares Cordeiro; e o chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, também usaram a palavra para saudar o hospital pelo seu cinquentenário.

 

O médico mais antigo do São Camilo, Sixto Nélson Quiñonez Diaz, que há 47 anos atua no estabelecimento, ao falar em nome dos homenageados, enalteceu a figura do Monsenhor Guilherme Schmitz, idealizador e empreendedor que é personagem central na saga pioneira que resultou na construção do hospital. Conforme destacou, se não fosse o ímpeto e a persistência de Monsenhor Guilherme, o Hospital São Camilo não teria sido construído.

 

Ele lembrou que antigamente morriam muitas crianças porque não havia campanhas de vacinação. “Muitas crianças, principalmente as pobres, morriam no inverno e em outras épocas do ano, vítimas de pneumonia e coqueluche, e de outras doenças contraídas devido à falta de vacinas”, disse.

 

Conforme lembrou Sixto Nélson, a construção do São Camilo foi uma dádiva, pois a maternidade atendeu a muitas crianças pobres, salvando milhares de vidas.  Foi um passado muito sofrido, mas muito gratificante, porque médicos e auxiliares e as lideranças comunitárias se uniam para levantar fundos, criando campanhas que possibilitaram a construção e as melhorias no São Camilo”, salientou.

 

Durante a sessão solene houve apresentação musical do Projeto Cantares, criado em novembro de 2015, com vistas à humanização no atendimento aos pacientes do São Camilo, promovendo a chamada “terapia da cura” por meio da música.O grupo, formado por médicos, enfermeiros e voluntários do São Camilo, se apresenta nas dependências do estabelecimento, levando descontração e esperança aos enfermos.

 

Homenageados com placas

Bispo Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias – em maio de 2014 foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina e nomeado bispo diocesano titular em março de 2015. Representa a Igreja Católica Apostólica Romana, a qual tem participação ativa desde a construção dos alicerces da obra do Hospital São Camilo.

 

Padre José Valdecy Romão – quando pároco da Paróquia São João Batista, em Aracruz, exerceu a presidência do Conselho Curador da Fundação São Camilo, no período 2013/2017.

 

Sixto Nélson Quiñonez Diaz – participa ativamente desde o início da construção do hospital, promoveu eventos para angariar recursos em prol de melhorias e exerceu cargos de diretoria.

 

Imetame Metalmecânica – apoia projetos sociais, presta apoio ao Hospital São Camilo através de recursos materiais, financeiros e desenvolvimento na área de gestão.

 

Etore Selvatici Cavallieri – empresário, presidente da Associação Vidas, que através de suas ações tem liderado milhares de voluntários em prol de salvar vidas através de um novo Hospital São Camilo, na promoção de amparo social e dignidade humana.

 

Evilasio Oliveira Costa – presidente do Conselho Curador da Fundação São Camilo, representando o Rotary Clube.

 

Edmilson Souza Pinto da Silva – conselheiro da Fundação São Camilo, representando as igrejas evangélicas.

 

Rogério Márcio Sarmenghi – conselheiro da Fundação São Camilo, representando a CDL.

 

Marcos Ferreira Martins – conselheiro da Fundação São Camilo, representando a OAB.

 

Ivan Américo Crevelin – conselheiro da Fundação São Camilo, representando o Conselho Consultivo.

 

Bruno José de Alvarenga – conselheiro da Fundação São Camilo, representando a Maçonaria.

 

José Magno Vescovi Ferreira – conselheiro da Fundação São Camilo, representando as igrejas católicas.

 

Homenageados com certificados

Aridea Cabral Musso – atuou em campanhas beneficentes em prol do São Camilo.

Arlinda Zanchetta – pioneira do setor de enfermagem do São Camilo.

Aroldo Rampinelli – atuante na história do São Camilo.

Associação Vidas – fundada em 7 de março de 2015, com o objetivo de apoiar entidades e organizações da sociedade civil através de ações e serviços de interesse público e relevância social.

Luís Soares Cordeiro – ex-conselheiro e vice-presidente da Associação Vidas.

Benedito Cavallieri – atuou em campanhas beneficentes em prol do São Camilo.

Carlos Roberto Bermudes Rocha – foi membro do Conselho Curador do São Camilo.

Dom Décio Sossai Zandonade – bispo emérito, reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

Sueli Oliveira Quiñonez – foi membro da Fundação São Camilo.

Cleveraldo José Bermudes – foi diretor-geral voluntário da Fundação São Camilo.

Joelson Pedro Celestino – foi membro do Conselho Consultivo do São Camilo.

José Adalberto Rebello De Oliveira – atuou na direção clínica do São Camilo.

Domingos Elízio Moro – pioneiro na administração do São Camilo, juntamente com Sixto Nélson Quiñonez Diaz.

Genésio Salvadeu (“in memoriam”) – atuou em campanhas beneficentes em prol do São Camilo.

Penha Ermelinda Zanchetta – pioneira como auxiliar de enfermagem do São Camilo.

Maridea Rosa Bitti – atuou em campanhas de doações em prol do terreno e da construção do São Camilo.

Jandira Bitti – participou de campanhas beneficentes em prol da construção do São Camilo.

Lucila Favalessa de Marchi – participou de campanhas beneficentes em prol do São Camilo.

Luíz Soresini – foi diretor-geral voluntário do São Camilo.

Marcelo de Souza Coelho – foi vereador, deputado estadual e prefeito de Aracruz, quando celebrou convênios que possibilitaram angariar recursos para o São Camilo.

Marcus Antônio Vicente – como deputado federal tem apresentado emendas no orçamento federal em prol do São Camilo, que totalizam mais de R$ 4 milhões.

Monsenhor Guilherme Schmitz (“in memoriam”) – responsável pela construção do hospital, fundou uma creche anexa e foi seu diretor.

Nilson Frigini – atuou como conselheiro e como diretor-geral do São Camilo.

Neuza Pimentel – pioneira em campanhas para levantar fundos em prol do São Camilo.

Odila Mantovani – pioneira no setor de enfermagem do São Camilo.

Onofre Miguel de Oliveira (“in memoriam”) – foi juiz de paz em Aracruz e pioneiro em campanhas para levantar fundos em prol do São Camilo.

Terezinha Ângela Sarmenghi Cabral – atuou no Conselho Curador e foi diretora-geral voluntária do São Camilo.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!