
As escolas Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, Marechal Costa e Silva e Samoel Costa, em Aracruz, estão entre as 10 melhores do Estado com turmas de 1° ao 5° ano (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental. É o que indicou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado na terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). A média alcançada por Aracruz nos anos iniciais (1° ao 5°) foi de 5,8, sendo que no Estado foi de 5,2. Já nos anos finais (6° ao 9°) a média ficou em 4,0, sendo que a nota no Estado foi de 4,2.
Avaliada com 6,8 pontos, a Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, do bairro Jequitibá, é a 6ª colocada no ranking estadual das escolas de 1° ao 5° ano com melhor desempenho no Ideb. No mesmo ranking, ocupa a 8ª colocação a Escola Marechal Costa e Silva, do bairro Vila Rica, com 6,6 pontos, seguida da Escola Samoel Costa, do bairro Cohab II, em 9° lugar, com 6,5 pontos.
No ranking municipal, a Escola Luíza Silvina ficou com a melhor nota entre os colégios de 1° ao 5° ano (8,6) e de 6° ao 9° ano (5,0). A diretora da unidade de ensino, Débora Amorim Gomes Barbosa, conta que a comunidade recebeu o resultado, fruto de um trabalho de equipe, com entusiasmo e satisfação. "Estamos felizes com esse resultado de 1° ao 5° ano porque é à base de todo o percurso escolar dos alunos, embora nosso trabalho também seja voltado para os anos finais, que obtiveram boa média no Ideb", diz.
De acordo com Débora, o foco na leitura e escrita, o trabalho pedagógico coletivo, a formação continuada de professores e o comprometimento dos mesmos com a aprendizagem dos educandos constantemente avaliados e reavaliados, entre outros fatores, contribuíram para o bom desempenho da escola no Ideb. "Sempre buscamos a qualidade da educação, que ainda é o caminho para uma sociedade mais igualitária", destaca.
As cinco melhores escolas de 1° ao 5° ano de Aracruz
1° Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi - 6,8
2° Escola Marechal Costa e Silva - 6,6
3° Escola Samoel Costa - 6,5
4° Escola Ezequiel Fraga Rocha - 6,4
Escola Zilca Nunes Vieira Bermudes - 6,4
5° Escola Maria Inês Della Valentina - 6,1
Escola Novo Irajá - 6,1
As cinco melhores escolas de 6° ao 9° ano de Aracruz
1° Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi - 5,0
2° Escola Paulo Freire - 4,3
Escola Professora Maria Luíza Devens - 4,3
3° Escola Ezequiel Fraga Rocha - 4,1
4° Escola Professora Maria Inês Della Valentina - 4,0
Escola Santa Cruz - 4,0
Escola Zilca Nunes Vieira Bermudes - 4,0
5° Escola Eurípedes Nunes Loureiro - 3,8
Coluna
Beth Vervloet

© Copyright 2008 - Todos os direitos reservados.
