Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
11/10/2019 às 08:46
Caranguejos proibidos em Aracruz

Tradicional prato da gastronomia de praia, o caranguejo está com a captura proibida até o final de novembro, e das fêmeas até 31 de dezembro, período de defeso do crustáceo. A captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização estão proibidas.   

 

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, entre 01 de outubro e 30 de novembro a proibição vale para machos e fêmeas da espécie, que estarão em período de troca da carapaça. A proibição às fêmeas vai até 31 de dezembro.

 

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo caranguejos durante o período de defeso será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão, conforme as sanções previstas na Lei nº 9.605 (12/2/98) e no Decreto Federal nº 6514 (22/2/08).

 

A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Além disso, existe também a necessidade de recomposição natural da fauna e da proteção das espécies durante a época de sua reprodução. As denúncias podem ser feitas nos telefones 99771-4462/ 3270-7067.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!