Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
21/04/2017 às 07:12
Ampliação do Porto de Barra do Riacho deve gerar até 17 mil empregos

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) anunciou a ampliação do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz. A expectativa é de geração de até 17 mil empregos, sendo 14 mil indiretos e três mil diretos. No local estão o Portocel (que ainda não anunciou o seu projeto de ampliação), uma área particular e uma unidade de exploração de gás da Petrobras. Em outro lado está um terreno livre, onde um porto moderno deve ser construído, com investimentos da área privada.

 

A previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2018, tanto na parte pública quanto na privada. Quando em operação, o porto deve gerar 1,4 mil empregos diretos e 3,8 mil indiretos. No total, incluindo a área particular, o investimento será de R$ 2,5 bilhões.

 

Segundo a Codesa, o Governo Federal já autorizou a elaboração de um projeto para uma parceria privada, por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). Com isso, empresas irão investir na área que hoje não é utilizada. De acordo com o presidente da Codesa, Luís Cláudio Montenegro, as modificações na infraestrutura devem permitir ao porto receber navios de até 360 metros de cumprimento. Como comparação, o Porto de Vitória recebe hoje, sem a dragagem, navios de até 245 metros.

 

Montenegro destaca que a estrutura deve atrair muitos investidores, visto a proximidade com rodovias, uma ferrovia e um aeroporto próximos, além da região de incentivos fiscais da Sudene. Em operação, o porto deve gerar 1,4 mil empregos diretos e 3,8 mil indiretos. No total, incluindo a área particular, o investimento será de R$ 2,5 bilhões.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!