Você está aqui: Home › Colunas › Litorâneas
Litorâneas

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

14/03/2014
Metalmecânica

Consultores e empresários avaliam que o futuro das empresas de metalmecânica (um dos setores fortes na economia de Aracruz) que ficarem restritas ao mercado capixaba é de dificuldade, devido à escassez de grandes obras e projetos no Estado. A saída para fugir dessa perspectiva ruim é buscar negócios em outros estados, como tem feito as duas maiores empresas do município, Imetame e Estel. Um exemplo é o Pará, com o projeto de Carajás, da Vale, que, dada a falta de qualificação por lá, busca empresas aqui. Outro exemplo é o Maranhão, estado em que atuam as duas metalmecânicas aracruzenses, em projeto de celulose.

 

Odfjell

Após anos de negociações, finalmente representantes do grupo norueguês Odfjell têm marcada para este mês uma visita ao Espírito Santo. Em pauta, a retroárea para armazenar granéis líquidos, investimento anexo ao terminal portuário que a Codesa (outra extensa novela sem fim) construirá em Barra do Riacho, Aracruz. A reunião será em Aracruz, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eugênio Cunha.

 

Pedágio

Como a FOLHA DO LITORAL informou com exclusividade há dois meses, a cobrança de pedágio na rodovia BR 101 deve começar no próximo dia 15 de maio, segundo informação do vice-presidente-executivo da Concessionária Eco 101, Federico Botto. As obras das sete praças de pedágio (por enquanto nada sobre duplicação, viadutos, retirada da pista dos perímetros urbanos ou terceira pista) estão aceleradas. Haverá receita de ISS para os municípios-sede de Pedro Canário (km 2, divisa com a Bahia), São Mateus (km 86,7), Aracruz (km 168,1, em Jacupemba), Serra (km 242,2), Guarapari (km 318,4), Rio Novo do Sul (km 396,7) e Mimoso do Sul (km 449, divisa com o Rio de Janeiro).

 

Celulose

No primeiro mês de 2014, a produção brasileira de celulose cresceu 5,2% e a de papel 0,1%, na comparação com janeiro de 2013. Foram produzidas 1,3 milhão de toneladas de celulose e 874 mil toneladas de papel. As exportações de celulose cresceram 50%, de 635 mil toneladas em janeiro de 2013 para 958 mil toneladas em janeiro de 2014. No mesmo período, foram exportadas 167 mil toneladas de papel, com crescimento de 0,6% no mês. Com isso, a balança comercial do setor totalizou US$ 686 milhões em janeiro, o que representa um aumento de 27% sobre o valor do mesmo mês do ano passado. A Europa e a China permanecem como os principais mercados para a celulose brasileira, gerando aproximadamente 40% e 33% da receita com as vendas externas do produto, respectivamente. A América do Norte participa com 18%. Em relação ao papel, a América Latina segue como principal mercado para o produto e foi responsável por aproximadamente 51% da receita de exportação em janeiro, seguida pela Europa e América do Norte, responsáveis por 16% e 15%, respectivamente. Os embarques para a América do Norte cresceram 28% no primeiro mês do ano, comparados com janeiro de 2013. As vendas de papel no mercado doméstico se mantiveram estáveis e somaram 463 mil toneladas, com pequena variação de 0,2% sobre o mesmo período de 2013.

 

Kart

O piloto Lucyano B. da Silva, de Aracruz, venceu as duas baterias da primeira etapa do CCK 2014 (Campeonato Capixaba de Kart), lidera a competição já na sua nova categoria, a Graduados, e mostrou que está em ótima fase. Em poucos dias ele estreia na categoria Fórmula JR, e precisa de apoio ao projeto para representar o Estado e o município em uma competição de âmbito nacional. Basta acessar www.opote.com.br

 

Estágio em Direito

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) abriu inscrições para o processo seletivo de estágio em Direito para todas as unidades no Estado (Vitória, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim). A bolsa é de R$ 800,00, mais auxílio-transporte, para uma carga horária de 20 horas semanais. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 21 das 13h às 18h, nas respectivas unidades, sendo facultada a doação de lata (s) de leite em pó integral. A prova será realizada no dia 29, das 13h30 às 17h30, em locais que serão divulgados no site da PR/ES (www.pres.mpf.mp.br). Para participar, os estudantes de instituições de ensino conveniadas com o MPF devem comprovar, no ato da inscrição, terem concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso, e terem conhecimentos em informática e digitação. O candidato preencherá um formulário padronizado, ao qual devem ser anexadas cópias simples da carteira de identidade, do histórico escolar e do comprovante de matrícula. O processo seletivo consistirá em uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será dividida em duas partes, contendo, a primeira, questões objetivas de múltipla escolha; e, a segunda, questões dissertativas sobre os temas listados no programa em anexo, com enfoque nas matérias de interesse do Ministério Público Federal.

 

Correição

O corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Carlos Roberto Mignone, liberou a relação das 17 comarcas que receberão Correição Ordinária durante o ano de 2014, entre elas as de Aracruz e Fundão. A Correição é uma fiscalização rotineira, feita anualmente. Na ocasião, verifica-se a regularidade dos serviços, apuram-se denúncias, reclamações e sugestões são apresentadas.

 

Água

Com o objetivo de alertar moradores, além de turistas que chegavam a Aracruz para o período do carnaval, quanto ao consumo consciente da água, profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz promoveram uma ação de conscientização em dois pontos da rodovia ES 010, em Barra do Sahy e Coqueiral, no último dia 28. Foram distribuídos 1,7 mil squeezes estampados com pedidos para a economia de água e mais de dois mil copos de água gelada numa típica tarde de verão. No próximo dia 21, o grupo fará uma nova ação para combater o desperdício, desta vez no Shopping Oriundi, em função do Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03.

 

Palestra

No último sábado 08, um grupo de mulheres de Aracruz ganhou motivação ao assistir a palestra "Eu Nasci Para Ser Feliz", ministrada pela educadora Márcia Mendonça. O encontro, iniciativa da empresária Kely Aliny Neves Selvatici apoiada pela FOLHA DO LITORAL e outros parceiros para comemorar o Dia Internacional da Mulher, ocorreu no auditório do Sebrae. "Foi uma experiência única para todas nós. Quem participou sentiu que a vida pode e deve ser muito feliz", disse a gestora do Grupo Kely Modas, que, satisfeita com o resultado da proposta, já pensa em promover um happy hour no próximo ano.

Veja mais em "Litorâneas" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!